1 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Vale Sul Shopping, localizado em São José dos Campos, em São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (1) uma sala sensorial dedicada para autistas. A Sala Azul é um espaço dedicado para relaxamento e conforto, bem como para auxiliar autistas em momentos de crise. O evento de inauguração do espaço reunirá figuras públicas do município.

De acordo com informações divulgadas pela Revista Urbanova, a Sala Azul possui piso de tatame em EVA, uma iluminação mais leve e discreta, assentos confortáveis, se localiza numa área mais distante e menos barulhento do shopping, e também inclui profissionais treinados para lidar com autistas. O autor do projeto é o técnico de edificações Felipe Souza, que é pai de autista.

Publicidade
ExpoTEA
Cínica de imunização Vaccine Care Jd. Bonfiglioli, em SP — Canal Autismo / Revista Autismo

Etapas da imunização com pictogramas, para dar previsibilidade a autistas.

Clínica de imunização em SP

Outra iniciativa inaugurada recentemente, no último dia 9 de agosto, com sua arquitetura pensada para pessoas com autismo, foi a clínica de imunização Vaccine Care Jd. Bonfiglioli, em São Paulo (SP). Com projeto de comunicação visual da designer Ana Paula Chacur, o local tem espaços pensados para atender pessoas com deficiência, com um olhar em particular para autistas, contando, por exemplo, com uma sala sensorial, além das etapas para imunização em pictogramas, desenvolvido em parceria com a empresa Voz em Papel, para dar previsibilidade às pessoas dentro do espectro do autismo.

Na sala sensorial, há luzes indiretas (veja a foto a seguir) que têm controle de intensidade e de cor, conforme a necessidade de cada um no momento. “Espaços pensados para pessoas com autismo, promovem autonomia, potencializam aprendizagem e aquisição habilidades respeitando as etapas do seu desenvolvimento afetivo motor e cognitivo”, explicou Chacur.

Cínica de imunização Vaccine Care Jd. Bonfiglioli, em SP — Canal Autismo / Revista Autismo

Sala sensorial da Cínica de imunização Vaccine Care Jd. Bonfiglioli, em São Paulo (SP).

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Casacor apresenta decoração de quarto projetada para criança autista

‘O diagnóstico dele não era o destino nem dele nem meu’, diz atleta paralímpica mãe de autista

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)