22 de abril de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (22) o seu 209º episódio, chamado “TDAH e Autismo”. Com apresentação de Luca Nolasco e participação de Suzana Cardoso (diagnosticada com autismo e TDAH) e Thata Finotto (diagnosticada com TDAH e apresentadora do Tribo TDAH), o episódio aborda semelhanças e diferenças do autismo e TDAH.

Além de ambos serem transtornos do neurodesenvolvimento, é comum que alguns autistas também tenham diagnóstico de TDAH, que é o caso de Suzana. No episódio, ela abordou que por muito tempo recusou a ideia de ser autista. “Eu tive diversos diagnósticos errados. Devido a esses diagnósticos errados, eu já não estava acreditando muito”, disse ela, que só passou a acreditar quando viu a melhora de qualidade de vida de seu pai, que provavelmente era autista.

Publicidade
ExpoTEA

Thata Finotto, que aborda o TDAH em seu podcast, defendeu a importância do diagnóstico precoce tanto para o autismo, quanto para o TDAH. “Eu acho que todo diagnóstico é uma ferramenta. Não ter essa ferramenta faz com que você se arrisque muito mais, entre em situações às vezes que você poderia ter evitado se você talvez se conhecesse melhor, se você tivesse uma autoestima melhor, porque a falta de diagnóstico faz com que a gente tenha uma autoestima baixíssima”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Empresa nos EUA faz treinos de voo com passageiros autistas

Implicações do diagnóstico tardio no autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)