10 de junho de 2022

Tempo de Leitura: 3 minutos

Métrica desenvolvida pelo Instituto Olga Kos obteve reconhecimento do Inmetro e deu origem a um novo programa de acreditação, inédito no mundo

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, ONG brasileira que apoia pessoas com deficiência, acaba de obter do Inmetro o reconhecimento do programa de acreditação para a certificação da Escala Cidadã Olga Kos (Ecok), instrumento que avalia a inclusão social em empresas e entidades públicas. Isso significa que as corporações poderão ter suas atividades de inclusão avaliadas por organismos independentes acreditados pelo Inmetro e receberão um “selo” para comprovar suas práticas inclusivas.

O head de mentoria do ESA (programa de Empreendedorismo Social com foco no Autismo, da Revista Autismo), Luiz Trivelatto, esteve no evento de lançamento do selo Ecok e elogiou a iniciativa: “Sabemos o quanto em nosso país é difícil alinharmos interesses políticos de órgãos reguladores e privados. É louvável o que o Instituto Olga Kos conseguiu! Acreditando este selo pelo Inmetro, esperamos que traga para todas as instituições envolvidas o resultado que precisamos tendo em mãos métricas sobre o impacto social de tantos projetos que existem hoje no Brasil. E que esse selo possa favorecer programas de inovação aberta e o ecossistema startup, envolvendo grandes empresas e nossos jovens empreendedores”, argumentou Tivelatto, que é estrategista de mercado, especialista em empreendedorismo.

Publicidade
ExpoTEA

A iniciativa é inédita no mundo e contribuirá para que a dimensão social da gestão de empresas seja baseada em métricas bem definidas. “Com essa certificação, as empresas poderão comprovar valores inclusivos, a partir de uma avaliação isenta e com lastro em uma cadeia de confiança reconhecida em todo o mundo. É uma forma de agregar valor à marca e, sobretudo, de impactar positivamente a sociedade”, comentou Andrea Melo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro.

“Hoje é possível medir o ‘E’ (de ambiental [do inglês: environmental]) e do ‘G’ (de governança) que compõem a sigla ESG, contudo, o ‘S’ (de social) ainda não é gerido com base em indicadores bem definidos e estruturados. Há 10 anos estamos trabalhando no desenvolvimento desta métrica, a Escala Cidadã Olga Kos (Ecok), que agora recebe o reconhecimento do Inmetro”, explicou Wolf Kos. O objetivo é disponibilizar instrumentos para que as empresas pratiquem e meçam o ‘S’ do ESG, com o propósito de corrigir práticas e prevenir desvios e não punir.

Indicadores

A Ecok é formada por 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, que avaliam o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade dos ambientes organizacionais para integração de diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

Com o reconhecimento pelo Inmetro, organismos de avaliação da conformidade podem se acreditar neste novo escopo. Isso significa que sua expertise técnica e isenção serão avaliados periodicamente pelo Inmetro, em um processo estruturado com reconhecimento internacional. Ou seja, somente práticas inclusivas de instituições públicas e privadas aprovadas receberão o “selo inclusão”.

As certificadoras que desejarem se acreditar para oferecer este serviço às organizações devem formalizar sua solicitação junto à Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), pelo site orquestra.inmetro.gov.br/inmetrobcweb/.

Na TV

A notícia foi destaque também no Jornal da Band de ontem:

Olga Kos ao lado de Luiz Trivelatto, head de mentoria do ESA, da Revista Autismo.

Instituto Olga Kos

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e desportivos para apoiar, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência, sobretudo a nível intelectual, mas também pessoas em situação de grande vulnerabilidade econômica e social.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Ativistas da comunidade do autismo continuam mobilizados contra o rol taxativo

Autismo e saúde mental

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)