1 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Encontrar opções de lazer e interação inclusivas, infelizmente, ainda é uma tarefa difícil. Seja qual for a limitação da pessoa, nem todos os eventos são adaptados e prontos para recebê-las com segurança. E foi pensando em promover a interação de crianças com autismo, em um ambiente natural, além de trazer mais informação para seus familiares e acompanhantes, que a psicóloga Juliana Moura, especialista em autismo e desenvolvimento atípico criou o projeto social Parque Azul. Com realização em outras cidades, como Rio Verde (GO) e Florianópolis (SC), a próxima edição de Goiânia (GO) neste sábado, 2.out.2021, no SJ Premium Hotels, no Setor Oeste, das 9h00 às 12h00.

Totalmente gratuito, o evento é voltado para autistas e suas famílias, contando com consultorias em Análise do Comportamento Aplicada (ABA — da sigla em inglês), atendimentos psicológicos, consultorias jurídicas, orientação em saúde bucal, atendimento com profissionais das mais diversas áreas no tratamento do autismo, interação das crianças com a equipe de voluntários, acolhimento familiar com mães de autistas, sorteios e muito mais. Todas estas atividades visam ampliar a generalização dos comportamentos que as crianças aprendem nas terapias, como preconiza um dos princípios da ABA. Além de capacitar as famílias e estabelecer uma rede de apoio entre elas.

Publicidade
ExpoTEA

Além dos momentos de interação entre as crianças e os profissionais, o evento contará com o palestrante Fábio A. Cordeiro, autista, 41 anos, funcionário público federal e pai de dois meninos, um neurotípico e um autista. Fábio é presidente da Onda Autismo e criador da maior página de humor autista do Brasil, a @aspiesincero.

O Transtorno do Espectro do Autismo, comumente conhecido por TEA, é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, que acomete diretamente na interação social e comunicação, bem como em padrões restritos e repetitivos de comportamentos. Por ser um espectro muito amplo, esse transtorno também apresenta diferentes níveis, entre leve, moderado e grave e/ou severo. Não existe cura para o autismo, mas existem tratamentos que reduzem os desafios associados a este diagnóstico.

O Parque Azul conta com uma equipe de voluntários que são divididos em mães/pais de autistas, profissionais especializados e estudantes de Psicologia, Pedagogia, Educação Física, entre outras áreas afins. Toda a equipe de voluntários prescinde do devido treinamento, ministrado pela Psicóloga Juliana Moura.

Serviço

Instituto Parque Azul
Local: SJ Premium Hotels
Endereço: Rua 22, nº 122 – Setor Oeste, Goiânia – GO
Data: 02.out.2021
Horário: das 9h00 às 12h00

Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado - Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias - Canal Autismo / Revista Autismo

Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias

Projeto Parque Azul atende autistas em Goiânia neste sábado - Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias - Canal Autismo / Revista Autismo

Foto: Babi — Instagram: @babimedeirosfotografias

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Pesquisadores procuram pais de autistas para pesquisa sobre pandemia

Perigo: autista sendo autista

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)