14 de abril de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje (14.abr.2022) aconteceu a reunião inaugural do programa de Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA) atendendo dois projetos de negócios (saiba mais sobre o ESA aqui), que é liderado pelo estrategista de mercado Luiz Trivelatto e tem como objetivo oferecer mentoria gratuita a projetos que visem causar um impacto social no ecossistema do autismo e a pessoas autistas que queiram empreender.

Como um piloto do programa, o ESA começa mentorando dois projetos: o Matraquinha, de Wagner Yamuto junto com a esposa e o irmão, e o projeto Jovem Solidário, da psicóloga Paula Ayub. O foco do programa está em impulsionar iniciativas empreendedoras que buscam resolver as principais questões relacionadas ao autismo, além de iniciativas empreendedoras de pessoas autistas, e assim construir um futuro melhor, mais justo, mais inclusivo e, não só com mais diversidade, como também mais neurodiversidade.

Publicidade
ExpoTEA

ESG

O programa está totalmente alinhado com as tendências de “ESG” do mercado, tanto no social como na governança — a sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, “E“), Social (Social, “S“) e Governance (Governança, “G“).
(Leia mais sobre a relação entre ESG e autismo no artigo “Vamos falar de ESG e inclusão?“, na Revista Autismo nº 15.)

Vamos falar sobre ESG e inclusão - Canal Autismo / Revista Autismo

Ilustração de Samanta Paiva para Revista Autismo nº 15.

Comandando o ESA, Luiz Trivellato, que é mentor de empresários e executivos, palestrante e educador, comemora o início dos trabalhos efetivos com os projetos desde seu início em agosto de 2020, depois de um período de preparação e estruturação do ESA e treinamento dos mentores voluntários. “Depois de um ano e meio de muita elaboração, o início do ESA é uma resposta às demandas de mercado, que já vem sendo cada vez mais inclusivo, com autistas colocados em grandes corporações e que vê, aos poucos, autistas trabalhando com empreendedores ou como empreendedores. O ESA é uma resposta à tempo a essas demandas e às oportunidades que o mercado traz e todo avanço tecnológico que se alinha aos interesses e à ‘pegada’ que muitos autistas têm”, salientou “Triva”.

Com grande experiência em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o psicólogo Marcelo Vitoriano, um dos conselheiros do ESA, destacou a importância da iniciativa: “Precisamos falar sobre iniciativas de impacto social para a comunidade autista! Poder contribuir com o ESA, para o nascimento e consolidação destas iniciativas, é um privilégio para todos nós!”, disse ele, que é mestre em psicologia da saúde e CEO da Specialisterne Brasil.

O programa conta atualmente com três mentores voluntários: a professora universitária Alessandra Pontes; o publicitário Gian Franco Rocchiccioli; e o economista Odair Gomes Salles. Na próxima temporada as inscrições deverão ser abertas para novos projetos serem mentorados. Os interessados devem acompanhar no site: CanalAutismo.com.br/ESA.

Empreendedorismo Social com foco no Autismo (ESA) do Canal Autismo / Revista Autismo

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Governo lança programa de atividades físicas para crianças e adolescentes autistas

Busólogo, jovem autista pesquisa história de linhas de ônibus do Pará

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)