31 de julho de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, liberou três episódios relacionados a hipersensibilidade no autismo nas últimas semanas. São “Seletividade Alimentar”, “Hora de Dormir” e “Hipersensibilidade e Hipossensibilidade”. “Seletividade Alimentar” foi apresentado por Luca Nolasco, enquanto os dois últimos por Tiago Abreu.

Em “Seletividade Alimentar”, foram exploradas as dificuldades na infância na alimentação, incluindo restrições alimentares e situações familiares desagradáveis. “Hora de Dormir” envolveu distúrbios do sono e a dificuldade, de alguns autistas, com a qualidade do descanso. Já “Hipersensibilidade e Hipossensibilidade”, lançado nesta sexta-feira (31), é focado de forma mais geral nas reações atípicas que autistas costumam ter em relação a estímulos do ambiente.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Sobre o tema, Willian Chimura, pesquisador, youtuber e um dos integrantes do podcast, chegou a dizer: “Não é a pessoa que é hipo ou hipersensível, mas sim interpretar e entender que aquela pessoa pode ter uma hipo ou hiper-reatividade, na verdade. Ou seja, a forma que a pessoa reage a determinados estímulos que estão no ambiente dela ali pode ser desproporcional dependendo da situação”.

Os episódios estão disponíveis para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Pessoas com deficiência ganham verificação no Twitter após twitaço

Meme Sincero: Hiperfoco

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)