12 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas, comemorou 3 anos de lançamento nesta terça-feira (11). Publicado em maio de 2018, o projeto foi construído por autistas que estudavam na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Atualmente, fazem parte dele autistas de vários estados do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Amapá.

Em celebração à data, foi lançado o 173º episódio “Especial 3 Anos: RPG do Introvertendo”, uma história ficcional medieval construída por Paulo Alarcón, analista de sistemas, autista e integrante do podcast, que reuniu quase toda a equipe, além da participação especial da jornalista Sophia Mendonça, do O Mundo Autista.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Sobre o feito, o jornalista Tiago Abreu, um dos integrantes, contou sobre a iniciativa. “Conversamos sobre fazer um RPG comemorativo ainda em dezembro, por sugestão da Carol [Cardoso]. Eles empenharam bastante esforço durante meses para treinar e depois gravar. A etapa de edição também foi complexa. Tínhamos mais de 6h de material bruto em áudio”, afirmou.

Em 2021, o Introvertendo lançou episódios sobre múltiplos temas – hiperfoco, trabalho em grupo, autodiagnóstico, fogos de artifício e até um recente sobre a anti-neurodiversidade – e o plano é de alcançar a marca de 200 episódios até dezembro com temas inéditos debatidos por autistas.

Em dezembro de 2020, o Introvertendo foi eleito um dos melhores podcasts do ano pela plataforma Apple Podcasts. E, segundo Tiago, há planos futuros. “Temos muitos temas para gravar ainda. Diria que, se tudo der certo, temos episódios garantidos para até 2023 (risos). Estamos sempre pensando em novos formatos e este ano a parte técnica do podcast está totalmente sob o nosso controle. Quem nos acompanha já deve ter percebido a diferença”, destacou.

COMPARTILHAR:

Elon Musk e a ideia de superioridade ou inferioridade de autistas

Familiares e cuidadores de autistas são inclusos em lei para vacinação no RJ

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)