29 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A neuropsiquiatra Raquel Del Monde participou do episódio “Sexualidade no autismo”, lançado pelo podcast Introvertendo nesta sexta-feira (28). Na ocasião, a profissional abordou questões de sexualidade e cuidado no âmbito do autismo. Ela defendeu que um dos objetivos de orientação profissional, seja médica ou educacional, deve ser para a proteção de pessoas autistas para uma melhor interação com seus pares.

“Então eu acho que é muito importante que os profissionais também sejam capacitados a orientar as famílias e orientar os autistas de uma maneira que atenda as necessidades tanto comunicativas quanto cognitivas que podem ser diferentes. Porque o nosso objetivo é claro, é prevenir questões de abuso, que são muito mais frequentes e que o autista desenvolva habilidades pra uma vida afetiva e sexual satisfatória”, afirmou ela.

Publicidade
ExpoTEA

Raquel também afirmou que é necessário ter atenção sobre experiências de autistas em aplicativos de relacionamento. “Eu já tive pacientes por exemplo que tiveram experiências muito negativas por se envolver com pessoas e não ter habilidades necessárias para identificar más intenções, não identificar direito o que essa pessoa queria”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Ativista no autismo, “ser ou não ser…”

Diálogos entre ser autista e transgênero

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)