4 de fevereiro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Diogo Nolasco ingressou no curso de História na Universidade de Coimbra, em Portugal, com uma das maiores notas. Diagnosticado com autismo, ele ganhou o prêmio UC à Frente. Com uma paixão pela área reconhecida por colegas e professores, ele afirmou que, no entanto, não foi sempre assim.

“Ao longo do meu percurso escolar, muitas pessoas não acreditavam que eu conseguiria fazer o que quer que fosse. Sofri bullying, humilhação e sempre tive bastante dificuldade em socializar”, disse ele em entrevista dada a instituição. Ele também contou que, no ensino fundamental, recebeu apoio profissional para concluir os estudos e, desta forma, conseguiu.

Publicidade
ExpoTEA

Ele também falou sobre sua paixão pelo curso. “A História sempre foi a minha grande obsessão! As pessoas com as minhas características, dentro do espectro do autismo de nível 1, costumam ter, desde pequenas, um interesse particular por um tema específico e isso reflete-se, depois, ao nível das suas escolhas em termos de curso, de carreira. Há áreas da História pelas quais me interesso mais, nomeadamente o Cristianismo (a origem, a atualidade, as evoluções e as mutações) ou a Segunda Guerra Mundial. Estudar História sempre foi o que quis fazer, não me imaginava noutro curso”.

Apesar disso, Diogo também afirma que possui dificuldades no dia a dia. O estudante afirma que não acredita que possa ter carteira de motorista, por exemplo. Atualmente, uma vizinha o auxilia em sua ida para a universidade, dando-lhe carona.

Assista o vídeo completo da entrevista:

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Ela só quer, só pensa em namorar, ela é autista

‘O autista precisa dos meios para que ele floresça’, diz médico autista

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)