3 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 8 minutos

Fake news foi criada no Brasil em 2013 e circula até hoje na internet

(Reportagem de capa da edição número 14, de set/out/nov.2021)

Messi jamais se declarou autista. Também nunca houve um familiar ou uma fonte minimamente próxima a ele que confirmasse esse diagnóstico. Mas, de onde saiu essa “informação”, que pode ser encontrada em milhares de sites, e como ganhou repercussão mundo afora?

Publicidade
ExpoTEA

Acredite! Foi uma fake news originada no Brasil. Mais que uma notícia falsa ou imprecisa, uma fake news (termo tão citado nos últimos anos e que foi considerada palavra do ano pelo dicionário inglês Collins em 2017) é uma notícia fraudulenta, criada propositadamente para enganar as pessoas e disseminar algo que interessa a seu criador, nem que seja apenas para obter mais atenção ou audiência. E, muitas vezes, o criador dissemina a fake news sem se importar se isso prejudicará a imagem de outra pessoa ou instituição.

Capa da Revista Autismo edição número 14 (set/out/nov.2021) - Canal Autismo / Revista Autismo

Capa da edição número 14.

Essa lenda urbana nasceu em 27 de agosto de 2013, quando o escritor e jornalista Roberto Amado (sobrinho de Jorge Amado) publicou em seu site, à época, o “Poucas Palavras“, um longo texto dizendo que o craque Lionel Messi “foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a síndrome de Asperger”.

Amado enumerou diversas características que “provariam” que Messi é autista, como a timidez com a imprensa e a peculiaridade de sempre dar dribles e chutar a gol da mesma maneira, o que seriam indícios de padrões repetidos, típicos de um “portador da síndrome” (sim, ele ainda usou o termo “portador”!).

No mesmo texto — intitulado “Como o autismo de Messi ajudou-o a ser gênio” —, Roberto Amado destaca o famoso filme “Rain Man”, de 1988, com Tom Cruise e Dustin Hoffman, o que deixa o artigo mais atraente, e acaba por misturar pontos totalmente diferentes do espectro do autismo, comparando síndrome de savant com asperger. Uma confusão só!

Após esse diagnóstico à distância do brasileiro, a história (como toda boa fake news), depois de publicada na internet, se alastrou e ganhou o planeta.

Romário no Twitter

Poucos dias depois, em 8 de setembro de 2013, o ex-jogador Romário entrou na polêmica. Ele publicou na rede social Twitter: “Vocês sabiam que o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo, que deu a ele o dom do foco e concentração acima de tudo e de todos. Newton e Einstein também tinham níveis de autismo. Espero que, como eles, Messi se supere a cada dia e continue nos apresentando esse belo futebol”. Em seguida, postou o link do artigo de Roberto Amado. Isso foi parar na mídia internacional e chegou a Jorge Messi, pai do craque, que disse que processaria o brasileiro. Romário, novamente via Twitter, respondeu: “Sites da Espanha divulgaram que eu havia dito que Messi tem um transtorno mental e estão fazendo sensacionalismo em cima do assunto. Divulguei uma informação que veículos no Brasil têm abordado. Até uma TV abordou o assunto. Então fica aqui a informação: de acordo com o pai do Messi, ele não tem autismo. Não sou médico para confrontar a informação. Ah, ele disse que vai me processar por isso. Pode processar à vontade”, escreveu Romário.

No dia 26 de setembro de 2013, a reportagem do UOL Esporte falou com Diego Schwarzstein, médico que tratou o principal e conhecido problema de saúde de Messi: uma deficiência hormonal que comprometeu seu crescimento. O médico, que ainda mora em Rosário (Argentina), cidade natal de Messi, não deu margem a dúvidas: “Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem”, afirmou categoricamente.

Capa do Livro de Guillem Balague: reprodução do site: guillembalague.com

Outro aspecto muito importante que corrobora a falsidade da afirmação é o “autismo” de Messi ter sido ignorado pelas principais e mais respeitadas biografias (em texto e em vídeo) já lançadas sobre sua vida e carreira em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. Um exemplo vem do jornalista e escritor espanhol Guillem Balague, especialista em futebol e em biografias de craques, que naquele mesmo ano de 2013 publicou o livro “Messi“, uma biografia autorizada do argentino. “Essa história é um lixo!”, exclamou ele ao ser perguntado sobre o assunto.

Dois anos depois, em 2015, no jornal Extra, o sobrinho de Jorge Amado reafirmou a história e ainda desafiou: “Conversei com pessoas envolvidas com o assunto e ninguém sequer contestou o contrário. Se eu cometi uma imprudência é problema meu. Não preciso provar nada para ninguém. Se ele quiser me processar, que vá provar na Justiça. Há dois anos que falo isso porque eu conheço o olhar e pessoas envolvidas nessa questão. Não é demérito nenhum ter autismo. É só uma curiosidade mesmo (sic)”, argumentou.

Uma mentira contada mil vezes…

Em 2017​​, no programa de TV “Encontro” (Rede Globo), Fátima Bernardes teve que corrigir um convidado que fez novamente tal afirmação sobre o autismo de Messi. O convidado Gustavo Cerbasi disse: “Um bom exemplo, Messi, astro do futebol, tem no autismo uma explicação para as qualidades que ele tem. Maior precisão, maior foco”. Mas, a apresentadora corrigiu-o de imediato, dizendo que isso é uma lenda urbana que não tem confirmação. E, minutos depois, ainda reforçou: “Olha, a gente tá aqui recebendo [a informação de] que o médico do Messi, por conta disso [a suspeita de que o atleta tem autismo] deu uma declaração dizendo que ele não tem autismo”.

Recentemente, a história voltou à tona, em julho de 2020, quando o ex-jogador francês Christophe Dugarry, ao comentar sobre a polêmica envolvendo o compatriota Griezmann, acabou atingindo também o craque argentino. “De que ele [Griezmann] tem medo? De um garoto de um metro e meio de altura que é meio autista? O que precisa fazer é se impor de vez em quando. Faz um ano que se diz que ele tem problemas com Messi. O que tem que fazer é dar um soco na cara”, disse Dugarry, de maneira rude, em entrevista à RMC Sport. Três dias depois ele se desculpou.

A construção de uma fake news

O jornalista Tiago Abreu destacou, no episódio “Messi não é autista” do podcast Introvertendo, de junho de 2020, sete pontos que mostram a fragilidade dessa fake news:

“1º ponto — Roberto Amado se baseia numa informação difícil de se verificar.  Ele fala que Messi foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos oito anos de idade, e que o diagnóstico foi pouco divulgado como uma maneira de protegê-lo. E aí ele já levanta aquela suspeita de que o Messi esconde algo e, como ele esconde, seria difícil o jogador assumir que é autista. Aliás, se Messi tivesse sido diagnosticado com Asperger como Amado afirmou, seria em meados de 1995, período em que o diagnóstico era extremamente recente (e raro) nos manuais médicos.

2º ponto — Ele tenta produzir uma evidência anedótica. Você já deve ter ouvido falar naquelas histórias de: ‘eu ouvi dizer que a pessoa tal é isso ou aquilo’, você tenta passar isso de boca em boca e aí, à medida que as pessoas vão repetindo, isso se transforma numa verdade. Esse texto é todo construído dessa forma. Ele procura relatos de pais e mães, se justifica dizendo que é filho de profissionais médicos, tenta juntar vários elementos que são frágeis por si só para poder construir essa opinião de que o Messi é autista. Pra dizer: ‘não só eu penso que o Messi é autista, outras pessoas pensam da mesma forma’.

3º ponto — ele usa verdades para sustentar um ponto de vista geral questionável. Então, por exemplo, Amado cita o surfista Clay Marzo, que é realmente diagnosticado com autismo, como exemplo de autistas nos esportes.

4º ponto — o autor coloca outras fake news dentro dessa pra endossar a visão. Então, ele fala que Einstein e Bill Gates são autistas e gênios. O texto gira em torno da ideia de que o autista é um gênio. 

5º ponto — o mais óbvio é que ele inverte o ônus da prova. Ele publicou o texto, foi contestado, e teve uma reação do tipo: ‘são eles que têm que se virar e provar que o Messi não é autista. Eu estou afirmando, e vocês tem que provar o contrário’. É uma linha de raciocínio completamente bizarra. 

6º ponto — o médico pessoal do Messi afirmou que o que foi dito pelo Roberto Amado é uma completa ‘bobagem’. 

7º ponto — nenhuma biografia séria e bem construída sobre o Messi tem qualquer menção ao autismo.”

Aliás, vale ouvir (ou ler) aquele episódio todo (tem link abaixo) do Introvertendo, pois há muitos comentários e informações interessantes vindas de quem realmente pode falar de um diagnóstico de autismo: os próprios autistas.

Muitas vezes, porém, uma mentira “floreada” pode ser muito mais agradável e desejável que a verdade nua e crua. Tiago conta que muitos pais repudiaram um texto seu, publicado um ano antes, com argumentações de que Messi não é autista e contestaram essa oposição ao que muitos chamaram de “uma história tão inspiradora” — de que o Messi seria autista. “Pais e mães que tiveram contato com aquele meu texto vieram xingar a gente!” conta o jornalista, abismado.

Famosos autistas, autistas famosos

Quer citar pessoas famosas que estão no espectro do autismo? Cite quem declara isso abertamente, como a escritora e especialista em ciência animal Temple Grandin, o ator Anthony Hopkins, a ecoativista Greta Thunberg, ou o mais recente famoso a mencionar publicamente seu diagnóstico de autismo, o bilionário Elon Musk, e tantos outros.

(Com colaboração de Tiago Abreu)

 

A história de Messi

Pedro Henrique Quiste

Nasceu na Argentina no final da década de oitenta e começou a jogar no Newell’s Old Boys, que era o time da sua cidade natal, Rosário, aos seis anos. Quando criança, mostrava muita habilidade com a bola, mas tinha um problema hormonal que dificultava o seu crescimento.

Entre nove e dez anos, ele foi diagnosticado com esse problema hormonal e teve de começar um tratamento complicado, que custava mil pesos argentinos por mês, em que ele precisava aplicar, uma vez por noite, uma injeção em sua perna. Ele mesmo a aplicava e ficava tudo tranquilo. O Newell’s Old Boys se recusou a pagar o tratamento e a família decidiu levar o garoto para fazer um teste no time do Barcelona, na Catalunha (Espanha) — um dos maiores times da história do futebol. 

No ano 2000, Messi foi levado para lá, fez um teste e, poucos meses depois, foi aprovado. Chegaram a um acordo e o Barcelona passou a ajudar naquele tratamento. Messi finalmente cresceu 30 centímetros em estatura após o começo do tratamento — quando ele começou ali, aos 10 anos, tinha um metro e quarenta e hoje tem um metro e setenta. Uma história de superação. 

Estreou em 2005 como profissional e em 2008 chegou ao seu auge. Há quem diga que, depois do Pelé e do Maradona, ele é o maior, o mais conhecido. Com uma lista imensa de premiações pessoais, as principais foram: Bola de Ouro da FIFA (2010, 2011, 2012 e 2015) e Melhor jogador do mundo pela FIFA (2009 e 2019).

Pedro Henrique Quiste é jornalista, apaixonado por esportes e pela criação de conteúdo nessa área. Twitter: @ph_quiste.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Meu segundo livro infantil

André e a Turma da Mônica em: Mímica barulhenta

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)