11 de abril de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em 2020 e 2021, praticamente todos os eventos e iniciativas sobre autismo do mês de abril tiveram que ser cancelados ou promovidos de forma online. E desta vez, em 2022, ocorreu um retorno gradual às atividades presenciais. Nos dias 3 e 4 de abril, bem como 9 e 10 de abril, cidades como Recife, Vitória, Porto Alegre, Belém e Goiânia receberam caminhadas pelo autismo promovidas por associações locais.

Em Porto Alegre, a caminhada chegou a ser adiada pelas chuvas e ocorreu neste domingo (10) no Parque Farroupilha (Redenção) com participação de organizações como a Autismo & Vida, Movimento Orgulho Autista do Brasil RS (Moab), Associação Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo de Porto Alegre (Afapa) e apoio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Publicidade
Tismoo.me

Em Goiânia, diferentes programações ocorreram no sábado de 2 de abril. Uma caminhada se deu no Parque Vaca Brava, com ativistas de associações como o Núcleo de Apoio e Inclusão do Autista (Naia) e Associação de familiares e Amigos do Autismo de Goiás (Afaag). Em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da cidade, também ocorreram iniciativas semelhantes. Em Vitória, ativistas e familiares iniciaram suas atividades no Píer de Iemanjá e seguiram até o Hotel Aruan, também no dia 2 de abril.

A Associação de Mães e Anjos Azuis movimentou o bairro Areias, na cidade de Recife, também no último dia 2. Em entrevista ao G1, Andreza Castro, diretora da associação, defendeu a iniciativa. “A gente está colocando esse indivíduo e sua família em um lugar de visibilidade. Trazendo essa visibilidade, a gente traz voz, traz vez e consegue dar o nosso recado que é de inclusão, é de respeito”, disse.

Na cidade de Belém, ativistas no Mosqueiro andaram pelas ruas do bairro com a caminhada “Empatia: conheça mais sobre autismo e quebre preconceitos”, organizada pela associação Descobrindo o mundo azul em 2 de abril. No dia seguinte, o Programa de Atendimento do Transtorno do Espectro do Autista (PROATEA/Crie) promoveu atividades na capital paraense na Praça do Horto Municipal.

Já em Curitiba, os parques Barigui, Náutico, Atuba e Lago Azul promoveram atividades sobre o autismo em 3 de abril com o apoio da União de Pais pelo Autismo (Uppa).

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Ativista autista, Veridiana Mellilo morre aos 32 anos

Estatuto da Neurodiversidade é discutido em audiência pública no Recife

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)