1 de fevereiro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Na próxima sexta-feira (4.fev.2022), o jornalista e podcaster Tiago Abreu lança o livro “O que é neurodiversidade?”. Publicado pela Cânone Editorial, essa é a primeira obra  sobre o assunto escrita no Brasil.

Para o autor, a ausência de publicações em português sobre este tema foi a sua principal motivação para escrever o livro. “A maioria das referências que temos são em inglês. Isso dificulta bastante a vida de quem quer entender o mínimo sobre neurodiversidade”, afirma.

Publicidade
Tismoo.me

O termo neurodiversidade foi criado pela socióloga australiana Judy Singer, na segunda metade da década de 1990, e diz respeito à diversidade neurológica na população humana. Desde então, o tema é frequente nas discussões sobre autismo e deficiência. Mais recentemente, questões sobre neurodiversidade se tornaram presentes em debates de gênero, sexualidade, meio ambiente e mercado de trabalho.

Contexto histórico

Jornalista lança primeiro livro brasileiro sobre neurodiversidade - Tiago Abreu - Canal Autismo / Revista Autismo

Capa do livro “O que é Neurodiversidade”, do jornalista Tiago Abreu.

A obra traz o contexto histórico do conceito de neurodiversidade, as repercussões sociais, as críticas e, também, a perspectiva do uso da expressão no Brasil ao longo do tempo. “A ideia foi ser um livro introdutório, com um panorama geral sobre o tema e acessível para a maioria das pessoas, mas ao mesmo tempo rigoroso e acadêmico”, explica o Tiago Abreu.

A leitura é imprescindível para quem deseja conhecer mais sobre termos como neurodivergente, diversidade neurológica e sua ligação com o autismo, transtorno de déficit da atenção com hiperatividade (TDAH) e outras condições de saúde. Em texto leve e muito acessível, o jornalista traz as principais informações sobre o tema de maneira muito concisa e fluida.

Como comprar

O livro impresso e digital pode ser comprado no site da editora Cânone Editorial ou em demais livrarias, como a Amazon Brasil e muitas outras.

O autor

Tiago Abreu é podcaster, jornalista, escritor e colaborador deste Canal Autismo / Revista Autismo. Há uma década, estuda e pesquisa neurodiversidade no contexto do ativismo autista no Brasil. Atualmente, é  apresentador e produtor do Introvertendo, principal podcast sobre o autismo no país. Também é autor do livro Histórias de Paratinga (2019).

Contatos

Twitter: @otiagoabreu

Instagram: @introvertendo

Cânone Editorial: canoneeditorial.com.br

Livro digital (para Kindle) na Amazon: amazon.com.br

 

[Atualizado em 04/02/2022, 18h43, com os links para venda do livro]

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Rick Glassmann: ‘não queria ser um porta-voz’, diz sobre diagnóstico de autismo

Software de realidade virtual insere autistas em situações sociais

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)