Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Jogos de RPG e relação com autismo são discutidos em podcast

5 de junho de 2021Imagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com conversas sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (4) o seu 177º episódio, chamado “Autismo e RPG”. O episódio foi conduzido pela engenheira Thaís Mösken, o youtuber e ativista Willian Chimura e o estudante Michael Ulian, todos autistas.

“O RPG é um jogo de interpretação de papéis, então cada jogador costuma ter um personagem criado pra aquela história, as pessoas podem jogar várias histórias, pode ser um jogo eletrônico, ou um jogo presencial, a questão é que você vai ter que interpretar o que aquele personagem faz, tomar decisões que seriam as decisões dele, não necessariamente são as suas. E tem uma história que se cria em torno disso”, conceituou Thaís.

Tismoo Biotech

Segundo os podcasters, existem jogos de RPG presenciais, feitos em mesas, mas também jogos eletrônicos. Willian, por exemplo, tem maior predileção por jogos eletrônicos e destacou a série Final Fantasy como uma de suas principais experiências com o gênero. Por isso, Chimura ainda não teve o interesse de participar de uma mesa presencial de RPG.

“Até o momento eu não joguei, porque eu vejo que eu tenho esse processo com atividades novas, que eu passo por muito tempo estudando sobre, tentando entender, observando, só então a primeira vez dar um passo. E eu relaciono isso muito ao autismo também, que pra muitas atividades, pra mim, programação foi assim, eu passei muito tempo pensando, estudando e tentando entender como seria programar um software pra depois efetivamente, escrever a minha primeira linha de código”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Quantos autistas há nas universidades brasileiras? — Revista Autismo

Quantos autistas há nas universidades brasileiras?

/
Por Tiago Abreu
Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, promovido anualmente desde 1995 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirma que existem 1.532 autistas no ensino superior brasileiro. Apesar do número oficial, não existe uma forma exclusiva para que as instituições alcancem estes dados e, com isso, cada universidade utiliza seus próprios meios.
Revista Autismo nº 7

Revista Autismo número 7 — índice

Por Redação da Revista Autismo
Índice de conteúdo da Revista Autismo edição número 7 de dezembro/2019, janeiro e fevereiro/2020.