Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou na sexta-feira (20) o episódio 289, intitulado Autismo em Todas as Fases da Vida – parte 2. A conversa contou com a participação de Marx Osório, Tiago Abreu e da terapeuta ocupacional Danielle Carrijo, todos envolvidos no debate realizado durante o 1º Fórum Olhares que Acolhem, em Montividiu (GO).
Nesta segunda parte, os participantes abordaram os impactos do autismo na vida adulta, especialmente em casos de diagnóstico tardio, além de temas como parentalidade, envelhecimento e perspectivas para o futuro. Danielle argumentou que muitos adultos recém-diagnosticados enfrentam dificuldades relacionadas a pertencimento e autocuidado. “O que eu mais percebo é a questão do pertencimento, de se sentir pertencente a algum grupo (…) e questões de depressão”, afirmou.
Tiago comentou que, em muitos casos, o acesso ao diagnóstico ocorre a partir de situações de sofrimento emocional. “Às vezes a pessoa procura um profissional pensando que é depressão ou ansiedade, e no processo de investigação vai se descobrindo que tem uma coisa muito mais profunda”, disse.
Marx relatou que o diagnóstico trouxe respostas para questionamentos antigos. “Eu encontrei a resposta que eu procurei a vida inteira para as minhas dificuldades. Eu passei a me enxergar como uma pessoa com deficiência. Isso foi importante para que eu pudesse me cobrar menos e fazer as coisas no meu tempo”, disse. Ele também mencionou conquistas recentes, como a aprovação em concurso público e a constituição de família.
Danielle reforçou a necessidade de profissionais capacitados para atender autistas em todas as fases da vida. Para ela, é necessário ampliar políticas públicas e serviços voltados também à velhice. “Hoje nós não temos estruturas específicas para idosos autistas. Isso precisa ser pensado”.
O episódio está disponível em plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, além de versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também disponibiliza transcrição e ferramenta em Libras em seu site.
Canal Autismo




