Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Hoje é o Dia Mundial da Síndrome do X Frágil: 22 de julho

22 de julho de 2022Síndrome do X Frágil, ainda desconhecida, merece atenção — Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

2% a 5% dos autistas podem ter a síndrome, causa hereditária mais comum de deficiência intelectual

Hoje, 22.jul.2022, é o Dia Mundial da Síndrome do X Frágil. Nesta data em que o mundo todo dá espaço para falarmos sobre a síndrome do X Frágil (SXF), vale destacar a reportagem de capa da Revista Autismo nº 17 (jun/jul/ago.2022), com a chamada “Síndrome do X Frágil, ainda desconhecida, merece atenção“. Vale ressaltar que de 2% a 5% dos autistas podem ter a síndrome, que é a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual no mundo.

Publicidade
Tismoo Biotech

Capa da Revista Autismo nº 17 — jun/jul/ago.2022

Capa da Revista Autismo nº 17 — edição de jun/jul/ago.2022.

Nossa reportagem falou com diversos especialistas e também com a mãe Sabrina Muggiati, idealizadora do programa “Eu Digo X”, do Instituto Buko Kaesemodel (IBK), que realiza a análise de rastreabilidade de famílias de indivíduos com SXF – referência no Brasil sobre o tema.

A reportagem completa está online aqui no Canal Autismo, em canalautismo.com.br/noticia/sindrome-do-x-fragil-ainda-desconhecida-merece-atencao/, ou na versão digital da Revista Autismo nº 17. Para obter a versão impressa da revista você pode assinar e receber em casa pagando somente o frete (neste link).

Eu Digo X

Veja a seguir a postagem do programa Eu Digo X, no Instagram a respeito da data de hoje com um vídeo unindo-se à iniciativa Global FRAXA Research Foundation, inclusive com diversos pontos da cidade de Curitiba (PR) iluminados de azul pela conscientização da SXF.

Compartilhe

Autistas da região norte do Brasil falam sobre experiências e dificuldade de diagnóstico em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo