13 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, lançou nesta sexta-feira (13) o seu 144º episódio, chamado “Representação e Representatividade Autista'”. O episódio contou com a participação da estudante de Bioprocessos e Biotecnologia e ativista Polyana Sá, que dissertou sobre a participação de autistas nas discussões online sobre autismo.

Na ocasião, Polyana chegou a afirmar que o fato de ser negra é a característica que mais chama a atenção das pessoas em interações sociais e os efeitos do racismo no Brasil. “Há pouca representatividade de pretos, pretas, pretes, no movimento autista, porque a nossa população é uma população que tem pouco acesso às políticas públicas de saúde mental, tanto é que você não encontra muitos estudos a respeito disso”, lamentou.

Publicidade
Matraquinha

Ela também refletiu sobre a possibilidade (ou impossibilidade) de ser completamente representativo quando o assunto é autismo. “Eu acredito que seja humanamente impossível a gente criar essa representatividade plena, mas um caminho pra gente seguir em busca de chegar próximo disso é a gente se preocupar em procurar esses autistas que se encontram em recortes mais ‘aprofundados’ do que os nossos e que às vezes não tem uma acessibilidade tão grande aos meios que nós já temos mais facilidade”, destacou.

Além de Polyana, também participaram do episódio o youtuber e pesquisador Willian Chimura e a estudante de arquitetura Carol Cardoso, ambos autistas. Os três ainda discutiram as diferenças dos níveis de autismo, a caracterização do autismo em produções culturais e jornalísticas, e questões regionais brasileiras relacionadas ao diagnóstico.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Irmãs de autistas relatam experiências em podcast

Brasil lança primeira rede social do mundo dedicada ao autismo: Tismoo.me

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)