25 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Equipe Austic

O Austic surgiu em meio ao evento do Autismo Tech, um hackathon (competição de tecnologia) que tinha como objetivo principal encontrar soluções para incluir os autistas no mercado de trabalho. Em meio a quase 600 inscritos, 5 jovens, que se conheceram online, são selecionados para o evento e se unem para formar um time, que foi complementado pela Carol, uma autista que também estava entre os selecionados do evento.

Com o decorrer do hackathon, buscamos entender um pouco mais sobre os obstáculos e dificuldades vivenciadas pela nossa colega de equipe, a Carol, e ela nos relatou que havia abandonado a profissão de dentista devido a sua sensibilidade auditiva, responsável por ocasionar inúmeras crises, devido aos sons e ruídos presentes no cotidiano de consultório.

Publicidade
ExpoTEA

Com isso, após estudos e pesquisas mais aprofundados sobre a realidade do espectro, percebemos que, tal como a Carol, diversos autistas também sofrem com essa sensibilidade.

E assim nasce a idéia do Austic: um fone de cancelamento ativo de ruído por condução óssea.

Como funciona?

Nossos fones possuem um microfone que capta os ruídos a sua volta e transfere para a aplicação e o processamento deles. A partir daí, o software cria ondas exatamente iguais e as emite praticamente ao mesmo tempo, só que em uma fase oposta, causando o cancelamento dos ruídos indesejados.

Com o uso da condução óssea, a transmissão ocorre constantemente à medida que as ondas sonoras vibram nos ossos, especificamente nos ossos do crânio, permitindo ao ouvinte perceber o conteúdo de áudio sem bloquear o canal auditivo e sem retirar a atenção dele a sua volta.

Nosso aplicativo permite um ajuste manual de frequência e volume, além de realizar um background dos dados de volume e geolocalização, permitindo um funcionamento automático em situações e locais frequentes.

Desse modo, buscamos fomentar a qualidade de vida para indivíduos com TEA que sofrem com sensibilidade auditiva, possibilitando mais independência nas atividades diárias e profissionais, sem a preocupação com crises e gatilhos corriqueiros.

No momento, estamos em fase de desenvolvimento, trabalhando na divulgação e na captação de investimentos que possam viabilizar a produção do Austic em mercado e, assim, promover melhorias e inclusão no espectro autista!
Austic: vibre na sua frequência.

Instagram: @_austic
E-mail: [email protected]
Site do evento Autismo Tech: https://autismotech.com/

A equipe Austic é formada por:
– Júlia Demuner Pimentel
– Thainá Monteiro Ferreira
– João Eliandro Germano Gomes
– Alexandro de Campos Teixeira Netto
– Henrique Gomes de Souza
– Rubia Carolina Nobre Morais

COMPARTILHAR:

Expressões faciais e autismo é tema de podcast

“Estamos sendo negligenciados”, diz Willian Chimura a Danilo Gentili

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)