16 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Edinho de Kwant é autista. Nasceu em 1996, na Holanda, com todas as dificuldades que acompanham este transtorno do neurodesenvolvimento. Seus pais, o holandês Ed e a jornalista brasileira Fatima, e as irmãs mais velhas, Moira e Stephanie, abraçaram o caçula “diferente” sem desistirem de buscar todas as possibilidades de ajudá-lo a ser o mais feliz possível. 

A trajetória dessa família foi além de todas as expectativas. Contrariando as estatísticas, Edinho superou os desafios mais comprometedores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assim como sua família, igualmente, reverteu os obstáculos em oportunidades.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!
Livro "Caminhos do Espectro", de Fátima de Kwant — Canal Autismo / Revista Autismo

Capa do livro “Caminhos do Espectro”, de Fátima de Kwant

Já à venda, o livro “Caminhos do Espectro” conta a jornada fantástica de uma criança autista sem muitas esperanças, até o rapaz independente no qual se tornou. Edinho, o menino autista cujo prognóstico era o de ser internado num manicômio antes da puberdade,  tem, agora, 22 anos, cursa a faculdade de administração e negócios, trabalha em um escritório de contabilidade, viaja pelo mundo e, o mais importante, é um ser humano feliz. Como isso aconteceu? Que milagre levou uma criança tão difícil, com aparente deficiência intelectual, até o jovem adulto inteligente e capacitado que é, hoje em dia? O segredo do seu desenvolvimento é contado por sua mãe em curtos capítulos, misturando o passado e o presente, numa verdadeira viagem pela vida e pelo espectro. As revelações de Edinho à sua mãe sobre os anos de mutismo são verdadeiras lições de conhecimento sobre um Transtorno que intriga pais e profissionais por sua complexidade.

Aventura

A história dos De Kwant é uma aventura que vem inspirando famílias de crianças autistas pelo mundo. O autista que perdeu todas as suas comorbidades (transtornos variados que acompanham as pessoas com autismo, em geral), e tornou-se um exemplo de ser humano, gentil, empático, preocupado com as causas políticas e sociais. 

Segundo Fátima de Kwant, “o livro, originalmente redigido em holandês sob o título ‘Autisme, een Geschenk‘ (Autismo, um Presente), em 2016, foi premiado na Holanda e faz parte da coleção da Biblioteca Nacional dos Países Baixos”.  Caminhos do Espectro é um livro que reflete a resiliência humana, escolhas de vida, e a transformação decorrente delas.

Como adquirir

Para comprar o livro no Brasil, clique aqui, no site da livraria Atlântico.

Na Europa e EUA, o livro está à venda neste link especial para aqueles países.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Projeto promove aulas de surfe com remo para autistas em Fortaleza

Não é fácil ser mãe de autista

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)