26 de junho de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas, lançou seu 113º episódio nesta sexta-feira (26), cujo título é “Messi não é autista!”. Apresentado pelo jornalista Tiago Abreu, diagnosticado com Síndrome de Asperger, o episódio contou com a participação do podcaster Pedro Henrique Quiste, convidado.

O episódio conta, passo a passo, como um texto de um jornalista brasileiro, em 2013, que dizia que o jogador argentino Lionel Messi era autista, distorceu fatos e causou impactos não só nacionais, mas internacionais. Entre os temas, são apresentadas a resposta da família, de profissionais e o papel do Jornalismo neste processo.

Publicidade
ExpoTEA

Sobre o caso de Messi, Abreu também chamou a atenção para as chamadas histórias de superação. “As pessoas adoram histórias de pessoas que são baseadas em históricos negativos como forma de inspiração. Isso é um problema, porque revela o nosso preconceito ao achar que pessoas com deficiência, por exemplo, não podem alcançar status na sociedade. E, para piorar, reforça uma ideia meritocrática do tipo ‘se aquela pessoa conseguiu, imagina eu que sou normal’?”, disse.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

A todo vapor

Acessibilidade no autismo é tema de dois episódios do Introvertendo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)