29 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

O youtuber e pesquisador Willian Chimura, diagnosticado com autismo, participou do programa The Noite, exibido pelo SBT e apresentado por Danilo Gentili em edição exibida nesta terça-feira (29). Na ocasião, Willian foi convidado no contexto de polêmicas envolvendo o humorista Léo Lins e os desdobramentos causados dentro da comunidade do autismo.

Chimura falou sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde o ponto de vista profissional, social e educacional. Em suas falas, destacou uma invisibilidade de adultos que, na sua visão, ainda é pouco discutida no Brasil e que estaria diretamente relacionada ao descontentamento de autistas e seus familiares com as declarações de Léo Lins.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

“Nós estamos sendo negligenciados muitas vezes, e em certas situações pode ser difícil, na perspectiva de quem não vivencia o transtorno, de se entender algumas coisas. As pessoas que estão historicamente, em todo contexto, tendo os seus apoios e os seus suportes negligenciados, quando a gente tem a oportunidade, finalmente, de se posicionar em alguma coisa, a gente se posiciona”, disse.

Willian também explicou a diferença entre “comunidade do autismo” e “comunidade autista”, afirmou que, pela sua perspectiva, autismo não deve ser classificado enquanto doença e também chegou a dizer que não se identifica com um ativismo pautado, segundo ele, por atitudes punitivistas.

“Tem uma corrente do ativismo que é baseada em punição, por exemplo, que não é uma corrente que eu corroboro tanto. Por outro lado, eu vejo a necessidade de falar que não é simplesmente uma questão de tolerar, levar na boa. E eu me posiciono neste sentido”, destacou.

A participação de Willian Chimura no The Noite com Danilo Gentili foi a primeira vez que uma pessoa autista esteve sozinha num programa de televisão de alcance nacional. Outros autistas já apareceram em programas relevantes na televisão, mas sempre acompanhados de especialistas ou familiares.

Willian Chimura estreou seu canal no YouTube em fevereiro de 2019 e, em cerca de um ano de atividade, alcançou mais de 100 mil inscritos. Atualmente, seu canal é o maior de um autista na plataforma e um dos maiores feitos por uma pessoa com deficiência, com 168 mil inscritos. Além disso, Chimura também é membro do podcast Introvertendo.

A entrevista completa pode ser assistida abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ipqzYxrUSXM
COMPARTILHAR:

Grupo cria fone de cancelamento ativo de ruídos para autistas: Austic

Instituto Farol faz live com Mônica para falar de personagens com deficiência

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)