19 de junho de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

Autistas LGBTQIA+ contam experiências com sexualidade, identidade de gênero e autismo

Aos 15 anos, Carol Cardoso leu uma notícia sobre um estudo que sugeria que as pessoas podiam identificar se alguém era heterossexual ou homossexual só pelo olhar. Ela entrou em pânico ao pensar literalmente sobre o assunto. “Eu fiquei: ‘Meu Deus, então, todo mundo vai saber só de olhar pra minha cara?’”. Hoje, aos 24 anos, ela se identifica como lésbica e tem o diagnóstico de autismo desde 2018.

Carol Cardoso - reportagem "Entre dois armários" - Canal Autismo / Revista Autismo

Carol Cardoso: “O desafio é fazer com que as pessoas nos aceitem como autistas e como LGBT”.

Publicidade
Matraquinha

Para alguns autistas como Carol, o autismo aliado a questões de identidade de gênero e sexualidade compõem parte fundamental das vivências diárias. As dificuldades de interação social do autismo combinadas com a discriminação são fatores que podem tornar a vida de autistas LGBTQIA+ mais difíceis – ou, em alguns casos, apenas mais peculiares.

Compreender-se

Assumir-se como LGBT é um grande passo para a maioria das pessoas e, quando se é autista, o processo pode ser mais complexo. Foi o caso do estudante Luca Nolasco, 20, apresentador do podcast Introvertendo. No episódio “Autistas LGBTQIA+”, lançado na sexta-feira, 18 de junho, ele contou que a descoberta da bissexualidade foi natural, embora ele tivesse dificuldade em construir amizades. “O desafio é fazer com que as pessoas nos aceitem como autistas e como LGBT”, contou.

Carol também se identificou com essas questões. “Demorou pra que eu realmente explorasse esse meu lado. Por muito tempo, eu ficava pensando: ‘pra eu namorar, tenho que conhecer um homem, me interessar por esse homem, começar a namorar e depois casar com este homem’. Então eu fiquei esperando esse dia chegar e ele nunca chegou (risos)”, confessou.

Dizer publicamente que é autista e assumir uma identidade de gênero ou sexualidade são questões que não costumam necessariamente ocorrer no mesmo período. Para Carol, por exemplo, foi mais fácil aceitar o autismo do que a sexualidade pelo fato de ter vindo depois da sua identificação enquanto lésbica. Já Luca encarou a sexualidade de forma mais explícita ainda na adolescência, num período próximo ao diagnóstico, embora tenha pensado ser heterossexual durante grande parte da vida (ouça abaixo).

Identidade de gênero, sexualidade e autismo

Em 2020, um estudo que envolveu mais de 600 mil pessoas, constatou que traços autistas são mais frequentes em pessoas com identidade de gênero diversa, como a população trans. Outros diagnósticos, como esquizofrenia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), também são provavelmente mais frequentes nesta parcela populacional. 

O pesquisador e professor Lucelmo Lacerda utilizou este e outros estudos para explicar a sexualidade como um espectro – a escala de Kinsey – e a relação de autistas com maior diversidade de sexualidade. “As pessoas com autismo têm uma sensibilidade social alterada em relação ao ambiente. Essa pressão social exercida sobre os indivíduos para que eles vivam a experiência sexual unicamente heterossexual tem menor impacto, menor incidência, menor possibilidade de controle do comportamento em pessoas com autismo do que em pessoas de comportamento típico”, disse ele em vídeo (assista abaixo).

Alek Salles tem 22 anos, é autista e se identifica como não-binário. Estudante de psicologia, Salles recebeu o diagnóstico em 2020, após ter maior contato com o autismo, acompanhando pessoas autistas na internet e, consequentemente, se desprender dos estereótipos difundidos na cultura popular sobre o autismo. “E descobrir que sou autista mudou tudo para mim, pois me permitiu me aceitar e saber que não tem nada de errado comigo”, afirmou.

Segundo Alek, profissionais do campo da psicologia têm uma importante função de ajudar pessoas a se autoconhecer. “Hoje em dia a psicologia tem estudado o ser humano levando em conta a diversidade como algo natural. O ser LGBTQIA+, assim como ser autista, faz parte da variação humana. Contudo, no passado não era assim, então não é todo psicólogo que enxerga dessa forma. Se você for em um e ele não acolher sua identidade, procure outro, pois esse não é um bom profissional”, destacou.

Luca Nolasco - reportagem "Entre dois armários" - Canal Autismo / Revista Autismo

Luca Nolasco: encarou a sexualidade ainda na adolescência, próximo ao diagnóstico.

Aceitação na comunidade

Para alguns autistas, receber o diagnóstico significa pertencer a uma comunidade e fazer parte, finalmente, de grupos sociais. Pessoas com deficiência LGBTQIA+ podem fazer parte, ao mesmo tempo, de duas comunidades. Foi esse cenário que consolidou a série Special, da Netflix, que traz um personagem gay com paralisia cerebral como protagonista e um casting de vários atores com deficiência, incluindo também um autista queer.

Eu mesmo, que estou com 25 anos, comentei o enredo da série em entrevista para um podcast sobre cinema chamado “Mosca Mecânica”, com base em minhas vivências enquanto autista e homossexual. Na conversa, relatei enfrentar dificuldades em abordar questões LGBT no autismo e, ao mesmo tempo, de trocar experiências mais ativamente entre pessoas com outras deficiências pela dificuldade de interação social do autismo.

“Eu tenho muita vontade de falar da minha sexualidade no meio do autismo, mas tenho medo de ser invalidado ou de ser reduzido à minha sexualidade como o ‘autista gay’. O meio do autismo é muito conservador em alguns aspectos, porque ainda tem um discurso mais focado na infância, das mães que falam que seus filhos são anjos azuis. Como é que você vai se inserir num meio em que as mães chamam o filho de anjo azul e você fala que gosta de beijar homens?”, questionei no episódio do podcast.



Polyana Sá - reportagem "Entre dois armários" - Canal Autismo / Revista Autismo

Polyana Sá: “Eu não represento o autismo, eu represento uma parte do que é o autismo”.

O mês de junho concentra não apenas o Dia do Orgulho LGBT (dia 28), mas também o Dia do Orgulho Autista (dia 18), em que a identidade autista é celebrada de forma semelhante a de pessoas com sexualidade diversa. Isso levanta debates sobre representatividade dentro da comunidade do autismo, geralmente compartilhada entre autistas, familiares e profissionais.

A ativista e estudante universitária Polyana Sá, 20 anos, fez reflexões sobre isso em um texto no perfil “Hey Autista” no Instagram chamado “O que eu represento?”. Nele, ela diz: “Eu não represento o autismo, eu represento uma parte do que é o autismo. Da mesma maneira que eu represento apenas uma parte das minhas outras interseccionalidades. Ninguém é capaz de representar um todo” (confira em https://www.instagram.com/p/CP1WynKBbhK/ ).

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro "O que é neurodiversidade?".

Galeria Aut traz obras de arte de autistas

Jovem autista é acusado de roubo no Reino Unido e caso provoca protestos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)