21 de maio de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (20) o seu 213º episódio, chamado “Dislexia e Autismo”. Com apresentação do jornalista Tiago Abreu e participação do pesquisador Tito Aureliano (diagnosticado com autismo e dislexia) e a fonoaudióloga Beatriz Verzolla, o episódio aborda as características da dislexia atreladas ao diagnóstico de autismo.

A dislexia, segundo Beatriz, é um transtorno de aprendizagem que, apesar de ter critérios diagnósticos diferentes do autismo, podem ocorrer conjuntamente. “Uma pessoa que é autista e que tem uma dificuldade na linguagem, isso vai se manifestar também nos processos dela de leitura e de escrita quando ela tem contato com mensagens implícitas, na compreensão de inferências ou no uso dessa comunicação escrita de forma social”, afirmou. Por isso, ela defende a importância de uma avaliação aprofundada do processo de aprendizagem do indivíduo.

Publicidade
Genioo

Tito, que atua na área de paleontologia, recebeu um diagnóstico tardio de dislexia e teve vários problemas acadêmicos ao longo da vida. “Eu era um aluno mediano, mas o tempo que eu estudava era pra tirar dez em tudo. Quando recebi o diagnóstico de dislexia foi apenas uma formalidade de uma coisa que eu já sentia que estava ali, porque eu recebi com 24 anos e eu já estava na graduação há seis anos. Eu já estava há seis anos sofrendo com 24 reprovações“, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Neurodiversidade na IBM Brasil

Uberlândia inaugura primeiro centro de referência público sobre autismo de MG

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)