29 de maio de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (26) o seu 214º episódio, chamado “Disfunção Executiva”. Com apresentação de Thaís Mösken e participação da psicóloga Gabriela Parpinelli e da estudante Andy, o episódio aborda as funções executivas no autismo e no TDAH.

Gabriela explicou, no episódio, o que são funções executivas. “Uma ampla variedade de habilidades e capacidades que permitem com que a gente execute ações que sejam necessárias para atingir uma meta, um objetivo. Então basicamente a gente pensar as funções executivas como uma capacidade da gente se organizar para conseguir fazer algo”, afirmou. A psicóloga também usou exemplos para ilustrar a complexidade das funções executivas, como o ato de pegar o ônibus e chegar a um destino.

Publicidade
ExpoTEA

Andy, que é autista e TDAH, falou de suas experiências com a disfunção executiva. “Eu fiz um bullet journal, nele tem minha rotina milimetricamente escrita com todos os horários, eu botei horário pra tomar banho, horário pra escovar os dentes, porque colocando os horários que eu preciso fazer as coisas, programo o meu cérebro”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autistas apresentam musical em teatro de Goiânia

Mais de 80% dos autistas com Ciptea no RS tem até 15 anos de idade, relatório revela

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)