8 de março de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

O Dia Internacional da Mulher é uma data em memória à luta das mulheres em relação aos seus direitos. No âmbito do autismo, as mulheres consolidaram um ativismo de mães e também um ativismo de autistas. Neste 8 de março, a equipe da Revista Autismo traz 20 mulheres autistas brasileiras para acompanhar nas redes sociais.

Polyana Sá

Dona do perfil Hey Autista no Instagram, Polyana Sá é ativista e estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia e foi diagnosticada aos 16 anos. Em 2020, começou a falar sobre questões relacionadas ao autismo, como questões sensoriais, reconhecimento de emoções, relacionamentos, e também sobre gênero, sexualidade e racismo. Ela também está no Twitter com o perfil @justpadawan.

Publicidade
ExpoTEA

Anita Brito

Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Anita atua há mais de 15 anos na comunidade do autismo. Ela começou como blogueira, depois publicou livros e hoje é palestrante, ativista e pesquisadora. Nos últimos anos, recebeu o diagnóstico de autismo. Ela está principalmente no Instagram, com o perfil @anitabritooficial.

Alice Casimiro

Com página no Facebook e Instagram, Alice Casimiro é responsável pelo A Menina Neurodiversa, projeto que reúne textos sobre experiências no espectro. Alice mora no Rio de Janeiro, tem 23 anos, e também tem o diagnóstico de TDAH. Ela faz uso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).

Luciana Viegas

Professora e ativista, Luciana Viegas está presente no Twitter, Facebook e Instagram. Ela também é colunista da Revista Autismo, com textos sobre maternidade atípica, maternidade negra e experiências racializadas com o autismo. Também é fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil.

Cláudia Moraes

Na vice-presidência da ONDA-Autismo, Cláudia tem uma trajetória de mais de 30 anos no âmbito do autismo, com o diagnóstico de seu filho ainda na década de 1980. Hoje, ela é professora, publica textos na Revista Autismo e recebeu um diagnóstico tardio de autismo. Ela está no Instagram com o perfil @claudia.moraes.7330.

Sophia Mendonça

Atuante na comunidade do autismo desde 2015, Sophia Mendonça recebeu o diagnóstico na pré-adolescência e fundou o canal Mundo Autista no YouTube. Ela também mantém perfis no Instagram e Twitter, onde aborda questões de gênero e sexualidade. É mestre em comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Daniela Sales

Dona do canal Vida de Autista, que também tem perfil no Instagram e Facebook, Daniela Sales tem 46 anos e foi uma das primeiras youtubers autistas do Brasil e tem mais de 130 vídeos sobre suas vivências no espectro. Seu diagnóstico se deu em 2017 e, atualmente, também é palestrante.

Aline Provensi

Diagnosticada com autismo, TDAH e altas habilidades, Aline Provensi é psicóloga e especialista em autismo. Ela mantém o perfil @tirinhasdasara no Instagram, que traz histórias em quadrinhos que envolvem questões do autismo de forma simples e contextualizada.

Táhcita Mizael

Táhcita Mizael é doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Além de ser especialista em gênero e sexualidade, Táhcita pesquisa sobre a questão negra, feminismo e análise do comportamento. Ela está no Instagram no perfil @tahcita.mizael.

Kmylla Borges

Psicóloga e terapeuta, Kmylla Borges é autista e, ao mesmo tempo, TDAH. Ela aborda o autismo em seu perfil @kmyborges no Instagram e também no seu canal no YouTube. É pós-graduada em análise do comportamento aplicada (ABA) e autismo pela Unyleya Educacional.

Gabriela Guedes

Gabriela Guedes ingressou na comunidade do autismo como mãe atípica até descobrir também estar no espectro e ter o diagnóstico de TDAH. Ela é jornalista, palestrante e uma das fundadoras do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI). Seu perfil no Instagram é @atipicapreta.

Tabata Cristine

Responsável pelo perfil @tabata_meumundoatipico, Tabata Cristine é designer gráfico e tem diagnóstico de autismo e TDAH. Em suas redes, ela aborda vivências no espectro, questões relacionadas ao TDAH, relacionamentos e sexualidade. Além disso, Tabata também é palestrante.

Raquel Nery

Autista e com altas habilidades, Raquel Nery ficou conhecida por seus vídeos no TikTok sobre autismo. Ela também está no Instagram pelo perfil @raquelneryof. Atualmente, Raquel cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Marina Amaral

Colorista digital cujo trabalho ganhou relevância internacional, Marina Amaral publicou os livros  The Colour of Time: A New History of the World, em 2018, e The World Aflame: The Long War, em 2020. Em 2020, anunciou estar no espectro do autismo. Ela está no Twitter, Facebook e Instagram.

Jéssica Sodré

Professora de teatro, atriz, poeta e produtora cultural, Jéssica Sodré também é autista e recebeu o diagnóstico em 2021. Em suas redes, ela aborda temas como disfunção executiva, sobrecarga sensorial, além de fotografias de seus trabalhos no campo artístico. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a personagem Lady Daiane, na novela Senhora do Destino (2004). Ela está no Instagram no perfil @je.sodre.

Deborah Santos

Conhecida pelo nick @alecrimbaiano no Instagram e Twitter, Deborah Santos é ativista indígena. Em suas redes, ela aborda pratos gastronômicos. Ela aborda questões como alimentação saudável, anticolonial e não comprometida com a monocultura do agronegócio.

Fernanda Santana

Arquiteta e ativista, Fernanda Santana é de Curitiba e membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), tendo exercido a presidência da associação por um mandato. Em seu perfil @fernanda_aut, no Twitter, aborda experiências com autismo, acessibilidade e direitos humanos.

Selma Sueli Silva

Jornalista, radialista e escritora, Selma Sueli Silva começou a falar sobre o autismo como mãe de Sophia Mendonça, no canal Mundo Autista, até descobrir que também é autista. Com base nisso, publicou o livro Minha Vida de Trás pra Frente, em 2017. Ela aborda suas vivências no espectro no perfil @selmasuelisilva.

Annebelle Leblanc

Annebelle Leblanc é educadora, tradutora, revisora, produtora musical, compositora, sound designer e técnica em mixagem de som. Além do diagnóstico de autismo, Anne também é disléxica e bordeline. Em seus perfis no Twitter e Instagram, aborda suas vivências no autismo, antirracismo, antifascismo, pró-neurodiversidade e também ministra cursos. É membro da Abraça.

Thaís Cardoso

Conhecida pelo canal no YouTube Família Tagarela, Thaís Cardoso também recebeu o diagnóstico de autismo. Ela é mãe de Eric e Mia, que também são autistas. A família publica suas vivências no perfil @mamaetagarela.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Vereadores de Araçatuba aprovam lei que substitui sirene de escolas para autistas

Livro Autismo no Feminino é lançado no Dia Internacional da Mulher

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)