Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Dia do Orgulho Autista é marcado por celebrações de autistas

19 de junho de 2022Dia do Orgulho Autista é marcado por celebrações de autistas — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutosO Dia do Orgulho Autista, comemorado neste último sábado (18), foi comemorado por grande parte dos autistas nas redes sociais com publicações e lives. O designer tio .faso, por exemplo, disse que “me descobrir autista não foi apenas entender uma grande parte da minha vida que parecia estar faltando, mas sim que eu poderia colaborar e tentar mudar vidas como a minha”. Thaís Cardoso, da Família Tagarela, afirmou que “Nós temos 3 autistas na nossa família e sentimos muito orgulho de ser quem somos e de chegar onde chegamos”.

O youtuber Marcos Petry, por sua vez, destacou que tem “orgulho em ter minha família participando de um legado de vida! Obrigado por vencermos tanta especulação, tanto preconceito e principalmente, a falta de empatia!”. Alice Melo afirmou em seu Instagram que “tenho orgulho porque cheguei até aqui. Só eu e quem está mais próximo, vendo de perto, sabe como tudo foi muito difícil. Ter o diagnóstico ainda que tardio me proporcionou muita qualidade de vida pra além do que eu imaginava”.

Academia do Autismo

No Twitter, também ocorreram comemorações. O dublador Pedro Alcântara disse que “autismo não tem cara, gênero, idade nem cor. Autismo é uma diferença mas não é uma doença que precisa ser curada. A humanidade precisa encontrar a cura para o preconceito, isso sim”. A programa Ariana Carnielli, em uma thread sobre a data, afirmou que “eu tenho orgulho de ser quem sou! Gosto muito de mim. O autismo faz parte da minha identidade já que permeia todas as minhas interações então é uma das coisas dentro disso. Não é fácil sempre, mas a vida nunca é”.

O Instituto Lagarta Vira Pupa promoveu quatro lives comemorativas do Dia do Orgulho Autista: Direito dos autistas, maternidade atípica (com Carolina Nadaline, Junny Freitas e Márcia Graff), Redes, amizades e autoestima (com Jullyana Maia e Thais Eleotério), A validação da voz de todos os autistas (com Alice Casimiro, Lucas Pontes e Carol Souza) e Autismo e interseccionalidade (com Aline Provensi, Alpin Montenegro, Kmylla Borges e Polyana Sá).

Compartilhe

Comentários

Rede de Estudantes pela Inclusão — Canal Autismo / Revista Autismo

Alunos apresentam ações de inclusão em SP

/
Por Paula Ayub
Rede de Estudantes pela Inclusão, do Instituto ComViver e SMPD…
O Mundo Autista discute autismo na terceira idade no 'Vozes da Maturidade' — Canal Autismo / Revista Autismo

O Mundo Autista discute autismo na terceira idade no ‘Vozes da Maturidade’

/
Por Redação do Canal Autismo
As jornalistas Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça, responsáveis…
MPF recomenda a ANS para informar sobre o tratamento ilimitado de autistas - Canal Autismo / Revista AutismoCreative Commons

MPF recomenda a ANS para informar sobre o tratamento ilimitado de autistas

/
Por Franklin Façanha
A recomendação é que a agência dê ampla publicidade após…