8 de março de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Organização internacional formada por autistas promove evento no Rio de Janeiro

A Organização Diplomática do Autistão, de amplitude internacional e formada exclusivamente por autistas, promoverá em 31 de março de 2019 o evento Dia do Autistão, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento tem, como intenção, reunir autistas de diferentes locais do Brasil para uma espécie de mesa-redonda. O local do evento é a Embaixada do Autistão, um espaço em Copacabana, e será transmitido online no YouTube. Além disso, os participantes responderão perguntas do público.

Publicidade
ExpoTEA

Segundo o idealizador o francês Eric Lucas, o evento cumpre uma proposta da Organização Diplomática do Autistão, que é o protagonismo dos autistas. “Autistas tem o direito de participar dos debates públicos e de terem suas especificidades ouvidas na elaboração das políticas”, disse.

Além da exibição online, o evento carioca do Dia do Autistão também será transmitido em tempo real na Bélgica durante um evento de conceito similar, Journée de l’Autistan. Neste intercâmbio, autistas brasileiros responderão perguntas do público belga.

Para a realização do evento, a organização está recebendo autistas diagnosticados de diferentes locais do Brasil e que queiram falar sobre si de forma voluntária. A hospedagem, na embaixada, está garantida para um número limitado de participantes.

Sobre o Autistão

De acordo com Eric, a ideia em torno do Autistão se deu em uma ideia virtual de país exclusivamente formado por autistas. “O Autistão é o país dos autistas no sentido metafórico. Esta palavra foi criada por nosso colega, Josef Schovanec, um autista muito famoso na França”, afirmou.

Presente no Brasil e com embaixadores em diferentes lugares do mundo, a Organização Diplomática do Autistão tem, como propósito, “explicar e apoiar a causa dos autistas do mundo, e o autismo em geral”. Isso inclui esforços para apoiar grupos formados por autistas nacionais para a autodeterminação, protagonismo e representação, por vezes, debatido apenas entre profissionais médicos e pais.

A página do Facebook é o Autistão é: facebook.com/Autistan.rio

 

COMPARTILHAR:

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro "O que é neurodiversidade?".

#eSeFosseSeuFilho

Adaptações e adequações curriculares com significações

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)