22 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Na última terça-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil. Por isso, ativistas e pessoas engajadas na causa do autismo se manifestaram publicamente sobre a data.

A ativista e advogada Tatiana Takeda usou o Instagram para se manifestar. “No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nossos cumprimentos àqueles que fazem a diferença na busca por respeito e dignidade para esse público que tem o direito de estar onde quiser! Comemoremos o que foi conquistado até o presente momento, por direito! Não permitamos retrocessos! Continuemos a busca com cada vez mais adeptos e na certeza de que a INCLUSÃO é um caminho SEM VOLTA!”, disse.

Publicidade
Matraquinha

Jéssica Borges, do perfil Viagem Atípica, destacou a importância da data no combate ao capacitismo. “Hoje é dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e, sem dúvidas, o Capacitismo é o maior enfrentamento da nossa comunidade. É ele quem molda onde e como seremos vistos. O que vamos ou não acessar. É ele que, ainda, infelizmente, dita a disposição de nossos corpos”, afirmou em publicação.

O apresentador e ativista Marcos Mion também aproveitou a data para fazer uma publicação. “21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Um dia pra gente reforçar que a inclusão é um direito de todos e pedir por um mundo sem discriminação”, afirmou no Instagram.

Lucas Pontes, do perfil Lucas Atípico, abordou o fato do autismo ser uma deficiência invisível. “Somos pessoas com deficiências, seja na percepção da maioria dos autistas, ou na questão de direitos, e sofremos com o capacitismo, assim como todas as outras pessoas com deficiências e merecemos respeito, assim como todas elas… Portanto, essa luta é nossa! Não faz sentido nos colocarmos a parte. Deficiência não é sinônimo de algo ruim, apesar do preconceito nos mostrar que é. Precisamos tirar o peso que a palavra ‘deficiência’ carrega”, destacou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Amor no Espectro estreia segunda temporada hoje

Autista brasileira faz dublagem em Amor no Espectro na Netflix

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)