20 de janeiro de 2021

Tempo de Leitura: 3 minutos

Saiba qual a priorização de autistas e demais pessoas com deficiência em diversos países da Europa, além de EUA e Japão

A vacinação de autistas e demais pessoas com deficiência contra o novo coronavírus tem sido assunto nas redes sociais. Cresce um movimento pedindo a priorização dessa população nos planos de vacinação durante a pandemia. Mas, como tem acontecido isso em outros países do mundo? (Leia nossa reportagem sobre o Brasil: “Grupos ligados ao autismo e pessoas com deficiência defendem a priorização na vacinação“).

A reportagem da Revista Autismo entrevistou fontes no exterior, em sua maioria, pais de autistas residentes em outros países, para saber como o assunto tem sido tratado por lá.

Publicidade
ExpoTEA

Estados Unidos

“O distrito escolar de Los Angeles irá exigir a vacinação de todos os estudantes para frequentar a escola, quando as aulas presenciais forem retomadas e as vacinas infantis para Covid-19 estiverem disponíveis. Será pré-requisito obrigatório como já são as outras vacinas do programa de vacinação infantil. Agora, iniciou-se a vacinação de  maiores de 65 anos aqui. Não falaram nada ainda sobre pessoas com deficiência.”, contou a brasileira Rachel Botelho, que mora na cidade de Los Angeles. Para o estado da Califórnia como um todo, a regra é que pessoas com deficiência que tenham maior risco de gravidade de Covid-19, acima de 16 anos, entram na fase 1C, ou seja, na terceira fase da prioridade 1.

Reino Unido

Na Inglaterra, entrevistamos a Fausta Cristina Reis, mãe de uma menina autista: “Aqui se diferencia grau de autismo principalmente como: autismo e sem déficit cognitivo (learning disabilities). Os autistas com déficit cognitivo associado estão na lista de prioridades. Não há ainda nenhuma informação oficial para a sequência da segunda fase pois ainda estamos na primeira fase, que são as prioridades”, revelou ela.

Holanda

Na Holanda, segundo a jornalista brasileira Fátima de Kwant, mãe de autista radicada naquele país há mais de 30 anos, a vacinação de pessoas com deficiência começou nesta segunda (18.jan.2021). “Vejo que no Brasil ainda é motivo de discussão, mas aqui PcD são grupo de risco e recebem a vacina contra a Covid-19 logo após os profissionais de saúde”, explicou ela.

Portugal

Neste momento só são prioritários os que vivem em lares residências ou são acompanhados por serviços de saúde que estão na lista de prioridades, como cuidados continuados, em Portugal, segundo informações do português Eduardo Ribeiro a respeito do plano de imunização daquele país.

“Estamos em confinamento mas mais leve que em Março do ano passado. O alívio de medidas no Natal, altura em que eram 2 mil casos por dia, resultou que estamos nos 14 mil casos. O número de mortes diárias também mais do que duplicou, foi para 200. No sul está um pouco pior e o sistema nacional de saúde, internamentos e principalmente cuidados intensivos, está com uma pressão enorme, quase a atingir os 100%”, contou Eduardo, que é presidente da direção da AIA (Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista), em Braga.

Suécia

“Aqui na Suécia a vacinação começou pelos lares de terceira idade. Temos uma população considerável na faixa de mais de 70 anos e eles estão sendo os primeiros a serem vacinados. Esta semana começou a vacinação dos profissionais de saúde. O restante ainda não foi divulgado pela imprensa ou órgão oficial do governo sueco”, contou a mãe Gabriela Vel Kos, que mora na cidade de Gotemburgo.

Japão

No Japão, a mãe Priscila Kondo, não ouviu falar nada sobre priorização ainda. A província de Aichi, onde ela mora, entrou em estado de emergência novamente, mas só estão vacinando profissionais da saúde por enquanto.

Leia também “Grupos ligados ao autismo e pessoas com deficiência defendem a priorização na vacinação

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Grupos ligados ao autismo e pessoas com deficiência defendem a priorização na vacinação

Educação de Autistas Adultos para o Trabalho

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)