29 de maio de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, atualmente o principal podcast sobre autismo do Brasil, lançou nesta sexta-feira (29), o seu 104º episódio, cujo título é Lidando com Mudanças. Apresentado por Thaís Mösken e com as participações de Michael Ulian e Willian Chimura, o episódio da semana é uma discussão sobre previsibilidade, rotina e estresse no dia a dia com relação a mudanças.

Durante o episódio, os três podcasters, que também são diagnosticados com autismo, partem do pressuposto de que é impossível evitar mudanças, e por isso autistas precisam desenvolver habilidades sociais e flexibilidade perante as questões da vida social. Além de trazer exemplos cotidianos, eles também falam suas visões sobre as mudanças.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

“Manter rituais é uma técnica que todas as pessoas fazem para ter certeza de que os resultados esperados serão garantidos. E a gente sabe que os autistas têm uma certa rigidez maior, justamente porque as pequenas mudanças podem afetar muito a gente. Então a gente precisa de mais controle, mais rigidez no nosso ambiente para justamente safar. Mas mudanças são inevitáveis e infelizmente a gente não pode simplesmente ficar no mesmo ambiente com as mesmas variáveis do mesmo jeito sempre”, disse Willian Chimura.

Thaís Mösken deu, também, um exemplo de como se prepara para mudanças. “Então, o melhor que eu faço realmente é pensar com calma nos vários cenários. Sempre que possível também eu peço pra avisarem com antecedência de que vai ter uma mudança, por exemplo, no meu trabalho”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts, e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Autistas adultos contam como tem sido a quarentena

Ajude a Revista Autismo nesta pandemia

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)