29 de maio de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com conversas sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (28) o seu 176º episódio, chamado “Aventuras Autistas na Cozinha”, que teve como objetivo trazer histórias boas e também relatos perigosos de experiências de autistas adultos na cozinha.

O episódio foi conduzido pelo apresentador Luca Nolasco e teve a participação de mais três autistas: Carol Cardoso, Michael Ulian e Yara Delgado. Yara também é mãe de 5 filhos, o mais velho deles autista, e dividiu experiências sobre o ambiente da cozinha com a experiência da maternidade.

Publicidade
ExpoTEA

“Tem a coisa que tá no fogo e a criança falando comigo e o que eu estava tentando me concentrar em fazer. E daí eu fico olhando a panela e a criança, aí eu penso: eu respondo a criança que não tô nem ouvindo? Eu tiro o fone ou é a panela? Cara, não tem como, sempre alguma coisa sai errado”, contou ela.

Michael, por sua vez, já morou sozinho durante alguns anos, quando fora aluno do curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás em Aparecida de Goiânia, e relembrou histórias de comidas que queimou. Já Carol Cardoso, residente em Macapá, sempre morou com os pais e suas comidas receberam o apelido de “carvãozinho” por queimarem com frequência.

“Aventuras Autistas na Cozinha” também foi anunciado como episódio de despedida de Yara Delgado da formação do podcast. Segundo o jornalista Tiago Abreu, um dos integrantes do Introvertendo, Yara deixa a equipe por motivos de saúde. Outra mudança de formação que coincidiu nesta semana foi a saída de Mariana Sousa, que era integrante desde 2020.

“Yara tem enfrentado problemas respiratórios há um tempo. No ano passado, ela participou bem menos do podcast e chegou a ser internada algumas vezes. Ela conversou com a gente sobre essas questões em março, e decidimos fazer essa despedida para que ela possa descansar e colocar a energia dela em outras questões mais prioritárias da vida. Já a Mariana é uma questão de tempo. Estava bem difícil de encaixarmos as agendas”, explicou.

Nenhuma pessoa foi anunciada para substituí-las. “Não temos planos de ter novos integrantes tão cedo, apesar da Carol ter integrado o podcast no início do ano, até porque estamos muito bem nessa formação atual. Muitas pessoas já passaram pelo podcast, muitos fãs até pedem para participar, mas hoje temos um ritmo e uma maturidade que não convém mexer. Só convém mexer se for pra ser ainda melhor, e com muita prudência”, afirmou Tiago.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Vídeo do Liberalesso: ‘Curvas de aprendizagem e desenvolvimento neuropsicomotor’

Nova lei em região dos Estados Unidos exige treinamento em autismo para policiais

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)