18 de junho de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em comemoração ao Dia do Orgulho Autista, celebrado anualmente em todo 18 de junho, autistas se manifestaram publicamente sobre a data com textos, vídeos e tweets pela internet. Assim como a data celebra o autismo enquanto identidade, autistas também falaram suas experiências com o transtorno nas redes.

Bianca Galvão, ativista, postou uma mensagem de apoio a outros autistas em seu Twitter. “Tenham orgulho de ser quem vocês são! E não abaixem a cabeça nunca! Força nessa luta, contém comigo sempre. Estou aqui pra acrescentar na luta diária”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

A professora e ativista Luciana Viegas também celebrou a data em uma thread no Twitter: “É dia de comemorar e lembrar que entender que eu era autista SALVOU A MINHA VIDA. Fez eu ver o sentido que a minha vida tem. Me fez querer parar de desistir da minha existência”.

Já Táhcita Mizael, doutora em Psicologia e diagnosticada com autismo em 2020, levantou críticas sobre uma “cooptação do Dia do Orgulho Autista” em seu Instagram. “Diversas instituições e empresas se utilizam dessa data ou mês para passar uma imagem de serem anticapacitistas e amigos dos autistas, criando uma ilusão de que são empresas inclusivas. Portanto, lembre-se: Hoje é um dia de luta por uma sociedade mais inclusiva e menos capacitista”, afirmou.

Confira outras publicações de autistas em comemoração a data:

Sobre a data

O Dia do Orgulho Autista foi criado em 2004 pela organização internacional Aspies for Freedom. A data foi adotada pelo Brasil logo em 2005.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

18 de junho — Em debate, o dia do orgulho autista

Orgulho Autista

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)