Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas brasileiros contam histórias em países do exterior

13 de novembro de 2021Autistas brasileiros contam histórias em países do exterior — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (12) o seu 195º episódio, chamado “Autistas Brasileiros em Países do Exterior”. O episódio foi apresentado pelo jornalista Tiago Abreu, que recebeu o youtuber Willian Chimura, a fonoaudióloga Germanna Parreiras e o estudante Bruno Fillmann, todos autistas, sobre as suas experiências em países como Argentina, Alemanha e Estados Unidos.

Bruno fez um intercâmbio de dois anos na Alemanha e fez passagem em vários países europeus, enquanto Willian Chimura morou cerca de um ano nos Estados Unidos graças ao programa Ciências sem Fronteiras. Germanna, por outro lado, nunca morou no exterior, mas contou histórias de períodos que passou na Argentina e nos Estados Unidos. Os três contaram sobre os contrastes desses países com o Brasil, como a deficiência é vista nestes lugares e questões do autismo relacionadas à convivência com outras pessoas de fora.

Academia do Autismo

Segundo Tiago Abreu, o episódio conclui uma série que pode ter outras ramificações. “Falamos de grandes e pequenas cidades no Brasil em 2020 e agora sobre países do exterior. No ano que vem, temos planos de produzir uma nova série sobre autistas e as cinco regiões do Brasil. Mas sobre esta gravação em si, foi uma experiência muito legal, principalmente porque gravamos este episódio ao vivo em Cidreira, no litoral do Rio Grande do Sul. Gravar presencialmente faz com que muitas coisas sejam mais naturais”. A capa do episódio, assim como outras do Introvertendo, foi produzida pelo designer goiano Vinicios Lima.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Podcast Introvertendo conversa com mães diagnosticadas com autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo liberou, nesta sexta-feira (10), um episódio comemorativo ao Dia das Mães. Os hosts Tiago Abreu e Yara Delgado (também mãe e autista) receberam Graziele Perrella e Geuvana Pedro Nogueira, mulheres diagnosticadas com autismo na vida adulta e também mães. As histórias contadas abordam diferentes percepções, desde a de Graziele, que possui um filho autista, quanto Geuvana, que tem filhos adultos neurotípicos.
Podcast Introvertendo conversa com adolescente aprovado em vestibular - episódiio 46 - Revista Autismo

Podcast Introvertendo conversa com adolescente aprovado em vestibular

/
Por Redação da Revista Autismo
Lançado excepcionalmente numa segunda-feira, o novo episódio do podcast Introvertendo se chama "Um papo com Enzo Grechi" e trata-se de uma conversa com o adolescente de 14 anos Enzo, que foi aprovado num curso de graduação e conseguiu cursar o ensino superior com o aval da Justiça.