11 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (10) o seu 186º episódio, chamado “Autocuidado e Autonomia”. O episódio foi conduzido pela engenheira Thaís Mösken, a arquiteta Carol Cardoso e o jornalista Tiago Abreu, todos autistas. Os três conversaram sobre os desafios em torno de autocuidado, mesmo nos casos do autismo dito “leve”.

Um dos argumentos dos podcasters é que autonomia não é um patamar constante, como defendeu Carol Cardoso. “Eu entendo que a autonomia não é exatamente como se fosse um patamar a que se chega e que é inabalável. Eu acho que principalmente no autismo, quando a gente tem habilidades muito boas em um campo e habilidades bem ruins em outros campos, é muito difícil a gente dizer que alguns têm autonomia e outros não tem”, argumentou.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Thaís mora sozinha desde 2018, quando se mudou de São Paulo para Florianópolis ao passar num processo seletivo de trabalho, e contou que algumas situações ainda são desafiadoras em sua vida. “Às vezes, por mais que você tenha planejado, coisas que saem completamente do planejamento acontecem. Existem alguns casos, dependendo de como tá a minha estabilidade emocional naquele momento, parece uma coisa desesperadora, é alguma coisa pequena que saiu do esperado, que saiu ali da minha rotina e eu não sei como lidar com aquilo por algum tempo”, disse.

Já Tiago viveu parte de sua vida em Goiânia e se mudou para Porto Alegre em 2021. Ele defendeu a ideia de que, em alguns casos, questões sociais e de renda podem ser um impeditivo para maior autonomia de autistas. “Eu conheci vários autistas que, do ponto de vista da convivência, eu sabia que eles tinham aquilo que a gente poderia chamar de potencial, tinham habilidades muito boas pra algumas coisas. E tinha uma coisa terrível que era muito evidente de que marcaria a vida daquela pessoa negativamente para sua autonomia, que é falta de dinheiro. E isso era muito triste”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Mãe autista, mãe atípica e maternidade atípica

Greta Thumberg critica postura ambiental do Brasil em sessão no Senado

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)