28 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Janielli Oliveira, bancária e mãe de uma criança autista de 3 anos, fez uma publicação em suas redes sociais queixando-se que seu filho e a babá foram expulsos de um carro por um motorista de Uber em Rio Branco, capital do Acre na última sexta-feira (21) e o caso foi divulgado pelo G1.

Ela afirmou que o conflito teria se iniciado quando a criança entrou no carro. O motorista teria dito “ei, cuidado com os pés” e a babá, em seguida, teria dito que era para o motorista dizer com calma, porque a criança era autista. Ele, então, mandou os dois descerem do carro e cancelou a corrida.

Publicidade
ExpoTEA

Depois disso, a Uber enviou um email para Janielli com a justificativa de que a corrida foi cancelada porque a criança não usava máscara, apesar da legislação que desobriga o uso de máscaras para autistas. Além disso, a bancária também questionou o fato da babá estar, sim, usando máscara.

“Então, temos dois pontos: o primeiro do Uber ter mentido, porque, inclusive, minha câmera de segurança mostra a babá entrando e saindo do carro usando máscara. Outra que a empresa Uber precisa fazer um ajuste no aplicativo, porque e se eu fosse autista e não usasse máscara, eu não ia pegar um Uber? Porque eu só iria conseguir solicitar se tirasse selfie comprovando que estava usando máscara”, disse ela.

Logo depois, a Uber lançou um comentário afirmando que “possui uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo” e que o motorista em questão teve a conta encerrada no aplicativo da plataforma.

COMPARTILHAR:

Willian Chimura: ‘Acho muito não empático pedir para que autistas tolerem capacitismo’

O dia a dia do cérebro neurodivergente

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)