26 de agosto de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria para trazer mais informações sobre autismo com o personagem André, da Turma da Mônica

A partir de agora, as aventuras do André, um garotinho que chegou para cativar toda a Turma da Mônica, estão dentro do app de comunicação alternativa Matraquinha. Por meio de suas aventuras, os mitos que envolvem o autismo vêm sendo desfeitos.

Todas as dificuldades, que normalmente estão presentes em pessoas dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), são apresentadas de forma lúdica, respeitosa e informativa.

Publicidade
ExpoTEA

No aplicativo, seção do André, estão disponíveis conteúdos criados em parceria com a Revista Autismo. Os usuários também podem acessar a revista “Um amiguinho Diferente”, de 2003, quando Mauricio de Sousa criou o personagem André. Por meio dessas histórias, é possível entender, por exemplo, o que é ecolalia e a dificuldade que existe na compreensão de frases abstratas.

Fonte de informação

“Estamos extremamente animados com essa parceria. O Matraquinha tem sido a voz de centenas de milhares de crianças e adolescentes e agora também será fonte de informação sobre o autismo com o André e toda a Turma da Mônica”, diz o CEO e cofundador do Matraquinha, Wagner Yamuto.

“Essa parceria com o Matraquinha nos deixa muito felizes. É um ponto de contato importante com as famílias de crianças que fazem parte do espectro do autismo. A revistinha um ‘Amiguinho Diferente’ busca informar sobre os principais sinais do autismo, e as HQs, em parceria com a Revista Autismo, tratam as características do André de maneira divertida e leve. O Matraquinha é uma maneira de levar esse conteúdo a um público mais amplo”, comenta Mauricio de Sousa.

 

Matraquinha — Lançado em 2018, Matraquinha é um app de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). A comunicação da criança é feita por meio de figuras e que, ao serem clicadas, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir. O app pode ser baixado gratuitamente no Google Play, a loja de aplicativos para celulares e tablets que utilizam o sistema Android.

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) — Fundado nos anos 90, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Pesquisadora trans e autista é aprovada na qualificação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG

Governo do Rio Grande do Sul promove a XXVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)