12 de junho de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O estudante de psicologia e ativista Lucas Pontes participou do episódio “Precisamos Falar Sobre Autistas em Eventos de Autismo”, lançado pelo podcast Introvertendo nesta sexta-feira (10). Na ocasião, ele abordou sobre os convites que recebe para palestras sobre o autismo e sobre a visibilidade que algumas figuras autistas como ele recebem em comparação a outras pessoas menos conhecidas, ou com menos seguidores.

“Tem uma outra questão que é basicamente o fato de eu acreditar muito na importância da representatividade plural do espectro autista. E eu acho importante que também convidem mulheres, convidem pessoas LGBTQIA+, pessoas negras. Então, quando eu não posso participar ou quando, até mesmo quando eu posso, eu deixo de participar de alguns eventos e indico alguns outros amigos que também são autistas e que tem bastante conhecimento sobre a causa e que vão poder falar tão bem quanto ou até muito melhores do que eu”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

Ele disse que nem sempre a proposta de substituição por outra pessoa autista menos conhecida é bem aceita por organizadores de eventos, mesmo quando se trata até mesmo de pessoas com experiência profissional sobre o autismo. “E a representatividade acaba sendo pequena, porque se a gente pegar os autistas que mais sobressaem, acaba seguindo um padrão e a representatividade nem sempre é muito bem suprida”, lamentou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Editorial — Revista Autismo nº 17

Eu Digo X: ‘Fiz o exame genético para X Frágil, como interpretar o resultado?’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)