14 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Podcasts — programas de áudio na internet — existem desde 2004 no Brasil. Mas no âmbito do autismo, se tornaram uma febre apenas nos últimos anos. Existem vários projetos do gênero que trazem o autismo como principal tema.

Nesta lista, produzida pela equipe da Revista Autismo / Canal Autismo, trazemos algumas indicações.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Espectros – Autismo em Entrevista

Com episódios mensais desde 2022, o Espectros – Autismo em Entrevista é um programa da Revista Autismo / Canal Autismo com figuras históricas e relevantes relacionados a história do diagnóstico no Brasil. O podcast é apresentado pelo jornalista Tiago Abreu e, até agora, já trouxe convidados como Anita Brito, Sophia Mendonça, Marisa Furia e Marcos Petry. Todo episódio é lançado nos dias 25.

Lógica Autista

Criado por três autistas em 2021 e com 5 membros atualmente, o Lógica Autista aborda o autismo na vida adulta com temas descontraídos. Entre os assuntos já abordados no programa, estão diagnóstico tardio, relacionamentos amorosos, hiperfoco e atendimento em ambientes médicos.

Introvertendo

Fundado em 2018, o Introvertendo é o primeiro podcast feito por autistas do Brasil e um dos mais famosos do gênero. É atualmente formado por 8 integrantes, três deles os apresentadores – Luca Nolasco, Thaís Mösken e Tiago Abreu. Com mais de 200 episódios, o programa já debateu temas como neurodiversidade, diagnóstico tardio, paternidade e maternidade no espectro autista e sexualidade.

ONDACAST

Organizado pela Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo), o ONDACAST surgiu em 2021 e traz temas como características do autismo, representação e representatividade no ativismo, hiperfoco e história do autismo.

Atípicas Podcast

Criado por quatro pessoas socializadas como mulheres e com diagnóstico de autismo, o Atípicas Podcast surgiu em 2022. O programa já abordou temas como relacionamentos amorosos, diagnóstico tardio do autismo, hiperfoco e amizade.

AutismoCast

Fundado em 2020, o AutismoCast foi assinado pela fonoaudióloga Carla Uliane. O programa trouxe instruções para familiares sobre sinais e características do autismo, questões de fala e comunicação, bem como a importância do trabalho profissional para a qualidade de vida de pessoas no espectro. O último episódio foi lançado em 2021.

Distraídos

Fundado por Alphin Montenegro, autista e TDAH, e por Erick Mota, apenas TDAH, o Distraídos transcende o autismo e debate as neurodivergências de forma geral. O podcast conta com episódios sobre dislexia, autismo na vida adulta, sexualidade e inclusão escolar.

Nicast – ABA e autismo

Produzido pelo Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC), o Nicast lançou 9 episódios em 2021 trazendo as relações da Análise do comportamento aplicada (ABA) com o autismo. Era apresentado por Ana Roncati e Giovana Reolon, que são mestres em ABA.

Mundo Autista

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça criaram o canal Mundo Autista no YouTube em 2015 e, em 2020, transferiram parte do conteúdo em vídeos para uma versão em áudio no podcast de mesmo nome. Em 2022, elas recomeçaram o projeto com o episódio “Vozes da Maturidade”, que aborda o autismo na terceira idade.

Spectre

Fundado em 2020 e ativo até 2021, o Spectre foi um podcast produzido por autistas adultos apresentado pelo estudante de jornalismo Rafael Felipe Isenof. O programa trouxe temas como autismo em mulheres, mercado de trabalho, religião e hiperfocos.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Política Nacional de Linguagem Simples

Pela 1ª vez, ‘minicérebros’ de autistas foram enviados ao espaço

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)