Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Cadastre-se aqui e faça sua inscrição para o 2º Congresso Online pelo
Dia Mundial de Conscientização do Autismo (será online e grátis, dia 2.abril.2021) e demais EVENTOS ONLINE da Revista Autismo.

ONU declarou todo 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2020 e 2021, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

Para 2019, o tema escolhido pela ONU foi “Tecnologias assistivas, participação ativa” e o secretário-geral das Nações Unidas enviou mensagem falando de inclusão e sobre a importância de dar voz aos autistas adultos.

Alguns exemplos são: o Empire State Building (nos EUA), a Torre Eiffel (na França), a CN Tower (no Canadá), as pirâmides do Egito, entre outros. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).

Em 2018, o tema foi o empoderamento das mulheres autistas.

História em quadrinhos

A pedido da Revista Autismo, o desenhista Maurício de Sousa produziu uma tirinha especial para o 2/abril — com o André, o personagem autista da Turma da Mônica —, através do Instituto Maurício de Sousa.
No início de 2019, o instituto fez parceria com a revista. Neste biênio (2020 e 2021), o André, o personagem autista da Turma da Mônica, está em um dos cartazes oficiais da campanha.

Antes da pandemia, vários eventos, palestras e caminhadas eram realizadas em alusão à data, em todo o Brasil. O maior deles, em 2019, foi a caminhada na Av. Paulista, que reuniu mais de dez mil pessoas em prol da causa (veja nosso artigo “Caminhada pelo autismo azulou a Av. Paulista” e assista ao vídeo do minidocumentário “Dez mil azuis“).

André, da Turma da Mônica, no cartaz da campanha nacional para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2020 - Autismo: Respeito para todo o espectro - #RESPECTRO

TEA

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Saiba mais sobre autismo no nosso artigo “O que é autismo?“.

Veja mais informações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no site da ONU (em inglês): em www.un.org/en/events/autismday.

Avenida Paulista na caminhada pela conscientização do autismo em 2019: 10 mil pessoas